quinta-feira, 11 de outubro de 2012

PROJETO DE APRENDIZAGEM -MEIO AMBIENTE



 

ESCOLA JORN. JOSÉ CHALUB LEITE

PROJETO MEIO AMBIENTE 1º AO 7º ANO





  

                                                              ANO 2012





INTRODUÇÃO


        A principal função do trabalho com o tema Meio Ambiente é contribuir para a formação de cidadãos cons­cientes, aptos a decidirem e atuarem na realidade sócio-­ambiental de um modo comprometido com a vida, com o bem-estar de cada um e da sociedade, local e global.
Para atingirmos esses obje­tivos, mais do que trabalhar com informações e con­ceitos, é preciso que a escola trabalhe também com a formação de valores e atitudes.
        Nessa perspectiva, a Escola ela­borou seu projeto “Des­pertando uma consciência ecológica” que tem como objetivo despertar os alunos para que possam, não apenas agir corretamente no processo de preservação do meio ambiente, como também colaborar com o despertar dessa consciência junto às suas famílias e à comunidade.


JUSTIFICATIVA:

Não é por acaso que a ONU (Organização das Nações Unidas) declarou 2008 como o Ano Internacional do Planeta Terra, marco do triênio 2007 – 2009, estabelecido para incentivar o uso racional dos recursos naturais.
Os cientistas fazem previsões alarmantes de um futuro tão próximo que se tornou urgente tomarmos atitudes para evitar nossa extinção.
Como não poderia deixar de ser, a escola está sendo chamada a integrar a linha de frente do movimento em busca de soluções para que o planeta possa continuar existindo e sendo um lugar habitável para as futuras gerações.
Precisamos ir além do discurso ambientalista e transformar a escola em “Instituição ambientalmente correta”.
Precisamos contribuir para a compreensão das grandes crises contemporâneas (água, alimento, energia...). Ela implica a mudança do sistema educacional, o respeito à vida, o cuidado diário com toda a comunidade da vida.
Então... O que a educação pode fazer para tornar a vida mais sustentável no planeta?    Sem dúvida precisamos dar exemplo, precisamos ser a mudança que pregamos.

OBJETIVOS GERAIS
·        Unir as pessoas por meio de um objetivo comum, inspirador e inclusivo, fazendo da mudança um processo de longo prazo e duradouro, enfatizando a educação para o desenvolvimento sustentável;

·        Reconhecer que a mudança só é possível quando cada um se compromete e faz a sua parte.


OBJETIVOS ESPECIFICOS

- Despertar a conscientização a respeito do Meio Ambiente e da importância da sua preservação, assim como da necessi­dade do reaproveitamento do lixo por meio da reciclagem.
- Mostrar que a reciclagem traz inúmeros benefícios para a sociedade, reduzindo o volume de lixo enviado aos aterros sanitá­rios e ajudando a manter a cidade limpa, além de promover economia de matéria-prima.
- Levar o aluno a reciclar em oficinas de materiais recicláveis, as sucatas encontra­das no meio em que vive.
- Utilizar o material reciclado no dia-a-dia.
- Estimular a ampliação do conhecimento ambiental, que oriente a nossa prática;
-Formar uma consciência crítica sobre os problemas e as soluções para a meio ambiente.

RECURSOS:

Ø     Câmera fotográfica, filmadora, laboratório de informática, ecoteca, televisão, DVD, filmes, micro system, Cd de música, livros, revistas, papel A4,  papel madeira, cartolina, saco para lixo, latas para coletas seletiva,data shwoo, TNT, tinta guache, pincel, lápis de cor, giz de cera, barbante, fitas adesiva.

ESTRATÉGIAS:

 O projeto será desenvolvido utilizando diversas estratégias:

ü       Pesquisas feitas na internet, livros, revistas;
ü       Conversas com as famílias;
ü       Levantamento de dados;
ü       Registro de informações;
ü       Seções de vídeos sobre o meio ambiente ( lixo, animais em extinção,poluição, desmatamento, queimadas, reciclagem
ü       Montagem de painéis sobre o meio ambiente
ü       Registro fotográfico da poluição causada pelo lixo no meio ambiente;
ü       Visita ao bairro para observação do ambiente e o córrego local ( Igarapé do almoço);
ü      Jornal escolar para divulgação das ações positivas do projeto
ü      Agente ambiental de cada sala ( responsável pela manutenção do zelo do ambiente);
ü      Patrulheiros do lixo:  Escolher duas crianças por dia de cada sala para fazer a patrulha do lixo dentro e fora da escola, recolhendo e fazendo a coleta seletiva. Tem autoridade para advertir aqueles que jogavam lixo no chão.
ü      Trilha do lixo: Sair pela escola e arredores, com saco de lixo, observando e coletando o lixo que estar no chão, ressaltando sobre os efeitos do lixo na natureza.
ü      No pátio fizer a seleção do lixo: Orgânico, papel, plástico, metal e outros depositando-os nas caixas  de respectiva cor.
ü      Reaproveitamento de materiais e reciclagem para: confecção de brinquedos;
ü      Reaproveitamento de alimentos (Culinária): Bolo da Casca da banana.
ü      Patrulheiros do Consumo consciente de alimentos: Duas crianças escolhida por dia, ficam responsáveis por conscientizar aqueles que jogam comida fora, recolhem esta comida e levam para o balde da compostagem.
ü      Compostagem com as sobras de alimentos
ü      Plantio de árvores.
ü      Horta
ü      Rodas de conversa sobre a Importância do solo, das plantas e das árvores e sua preservação. Estudo dos diversos tipos de solo e a importância dos bichinhos que nele vivem – em especial a minhoca que é de grande utilidade para a nutrição (adubo natural) e preservação do solo.
ü      Oficinas de confecção de brinquedos com material reciclável;
ü      Oficinas de reciclagem de papel;
ü      Oficinas de dobraduras com papel reciclado
ü      Peças teatrais;
ü      Leitura, discussão e produção de textos informativos sobre o tema em sala de aula;
ü      Passeata ecológica ( No bairro com cartazes, faixas e etc.)

ETAPAS DE DESENVOLVIMENTO DO PROJETO

Inicio em junho e encerramento em novembro de 2012. Trabalhar  uma vez por semana em sala de aula.

1.  Apresentação do projeto para alunos e professores, análise da realidade am­biental na comunidade na qual a escola está inserida feita por meio de pesquisas de campo, entrevistas e coletas de dados pelos próprios alunos com moradores do bairro.
Um dos problemas que será identi­ficados será em relação aos resíduos sólidos: LIXO. Para trabalhar essa questão, a escola mobilizará várias estratégias, dentre elas, envolver os alunos em leituras de bibliografias específicas, promovendo em seguida debates para que se estabeleçam as relações entre esses dois universos: o que se lê e o que se vê refletindo no dia-a-dia, nas atitudes de cada cidadão.

2. Promoção de oficinas práticas, apresentações de teatros, trabalhos em salas de aulas..
Não só a questão do lixo será analisada, mas também o desper­dício dos recursos naturais; água, energia elétrica, papel, vidro e demais materiais recicláveis que hoje têm alternativas de utilização a partir da transformação dos mesmos.


AVALIAÇÃO

A avaliação acontecerá ao longo do desenvolvimento do projeto através da observação do desempenho e interesse dos alunos no desenvolvimento das tarefas propostas, produções e relatório sobre as atividades.

Se o lugar em que vivemos não é o melhor do mundo, podemos e devemos transformá-lo. Temos família, vizinhos, amigos e organizações que podem ajudar. Muitas vezes, ações coletivas fazem com que as idéias se transformem em possíveis mudanças.
O exercício da cidadania inclui direito e deveres políticos, sociais e ambientais. Exerce-la significa participar de lutas por qualidade ambiental, moradia, alimentação, saúde, emprego, educação e cultura. Esse exercício, praticado diariamente, nos torna cidadãos e cidadãs. A juventude está cobrando dos adultos e dos governos ação que dêem a todos nós a chance de herdar um planeta bom de viver. Isso depende das atitudes individuais e de políticas publicas que nos tragam mais qualidade de vida. Mas, para que isso se realize é necessário conscientizar a criança para que ela entenda que devemos cuidar juntos de nossa qualidade de vida. Na escola temos a oportunidade de descobrir novas habilidades, trabalhar em grupo e nos comunicar. Aprendendo também a importância de certos valores, como solidariedade, companheirismo e respeito, que serão importantes ao longo de nossas vidas.


SUGESTÕES DE ATIVIDADES

MATEMÁTICA

1º, 2º e 3º Ano
- Utilizando latas de refrigerantes, garrafas e embalagens vazias, o professor pode trabalhar:
- conjuntos: agrupando por tipos de
embalagens, tamanhos, cores, formato.
- números cardinais e ordinais.
- Adição e subtração.

4º ao 7º Ano
- situações-problemas envolvendo emba­lagens de supermercado trabalhando o sistema monetário
- adição, subtração e multiplicação
- situações-problemas envolvendo preços de produtos de supermercados.

PORTUGUÊS

1º, 2º e 3º Ano
- Trabalhar, utilizando as letras iniciais, vogais e consoantes, separação de sílabas das marcas das embalagens trazidas pelos alunos: ltambé, Danone, Nestlé, Fanta, etc.
- Formar frases afirmativas, negativas, interrogativas utilizando nomes de produtos.
- Em grupos, apresentar propagandas so­bre determinado produto.

4º ao 7º Ano
- Produzir textos, peças teatrais e murais so­bre a reciclagem e Meio Ambiente.
- Os alunos confeccionam crachás, tipo “Guardas do Meio Ambiente” e usam durante o projeto, ajudando na preserva­ção do Meio Ambiente.
- Produzir um texto com o tema: “Se eu fosse uma latinha descartável”, contando os caminhos percorridos por ela.
- Produção do jornal
- “Apresentação de Jornal Falado”: utilizan­do reportagens de jornais e revistas.
- Produção de relatórios
- Produzir textos poéticos sobre o Meio Am­biente.

CIÊNCIAS, HISTÓRIA e GEOGRAFIA

  ao 7º Ano
- Aprender maneiras de acondicionar o lixo, em suas residências.
- Pesquisar os processos da reciclagem.
- Assistir a vídeos sobre a preservação da natureza.
- Pesquisar sobre o tempo de decomposi­ção gasto para cada tipo de material.
- Conhecer os cuidados que se devem Ter para evitar as doenças transmitidas pelo lixo mal-acondicionado.
- Pesquisar a poluição dos rios da cidade por fábricas e lixo jogado pela população.
- Pesquisar e debater a relação entre o aumento da população das cidades com o acúmulo do lixo nas cidades.
- Montar maquetes sobre o tema.
- Discutir os problemas criados com aterros sanitários, contaminações e polui­ção das águas.
- Fazer o relatório.
- Debater o que fazer para que nossa rua, nosso bairro e município fiquem mais lim­pos.
- Discutir a responsabilidade da poluição causada pelo lixo que as pessoas jogam nos rios.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Organizar uma excursão perto da escola, onde certamente houver árvores e ar­bustos. O objetivo pode ser o estudo de plantas, e para isso orientar os alunos para que não se torne um simples passeio.
Sugerimos o seguinte roteiro, mas o professor modificará de acordo com as possibilidades do lugar a ser observado.

1º, 2º e 3º ano  poderão realizar atividades semelhantes e que depois serão diversificadas:
- observar plantas e colher sementes sem depredar a vegetação;
- observar as folhas, recolher algumas pelo solo e colher outras diretamente das plantas, sendo orientadas pelo professor como se faz isso, apenas uma ou duas, sem danificar os galhos.

4º ao 7º  ano poderão ser orientadas para o seguinte:
- observar nas árvores, os troncos, as folhas, flores e frutos.
- indagar: serão nativas? Foram plantadas?
- observar o solo em que nasceram;
- na vizinhança há algum córrego?
- que tipo de vegetação margens?

O professor deve estar atento para estimular as observações e intervir, quando necessário, no comportamento de alunos, para não agredir a natureza. O professor deve aproveitar a oportunidade, chamando a atenção para a beleza da paisagem, o frescor sob as árvores, a variedade do verde, a diversidade da vegetação. Em geral, o aluno não tem o hábito de observar, e os mínimos aspectos da natureza merecem admiração. A beleza atrai a criança.
Essa excursão trará enriquecimento para a classe, sob todos os aspectos.
Nos seus cadernos, os alunos poderão desenhar plantas, sementes, flores, trechos da paisagem, ou algum pequeno animal encontrado.
De volta à classe, os alunos, de posse do material, vão aprofundar suas observações.

1º, 2º  ano: examinar as sementes colhidas:
forma, cor, consistência, tamanho e comparar as várias sementes, notando-lhes as diferenças. O que fazer com as semen­tes? Alguma criança pode sugerir plantá-­las e isso serão motivos para o plantio, em latinhas ou vasinhos.

3º ano : observar as folhas colhidas: cor, tamanho, variedade de formas, verifican­do o arranjo variado das folhas nas hastes. Levar a criança a observar os dois lados da folha, se é da mesma cor. Observar a cor do lado de cima e a do lado de baixo.
Levar a criança a observar as nervuras e a variedade delas nas diversas folhas, pre­parando-as para um mostruário ou ál­bum. Para isso, basta colocar a folha esticada sobre o jornal dobrado e um peso em cima, que pode ser tábua, livro. Depois de seca, é só colar em folha de papel e formar o mostruário ou álbum.
Poderão também cultivar plantas para ornamentar a sala de aula. As mudas podem ser trazidas de casa.

4º e 5º ano examinar as terras, de bar­rancos e dos solos que se encontram de­baixo de árvores. Quais as conclusões ti­radas? Essas duas séries poderão preparar um canteiro para o início de uma horta na escola.

Atividades que serão realizadas com os grupos de alunos

1º, 2º ano
· verificar, com as crianças, se os vasos e latinhas estão devidamente regados;
verificar se há ainda sementes para serem plantadas e fazer isso com o grupo;
· discutir com o grupo a respeito do me­lhor lugar para os vasinhos;
· recordar as observações sobre as várias sementes colhidas;
· cada aluno poderá plantar e cuidar de um vaso.

3º ano
· ajudar a organização do álbum com as folhas;
· providenciar papel ou jornal, para esse trabalho;
· discutir com o grupo a melhor maneira de colar as folhas;
· trocar idéias sobre a ordem de coloca­ção dessas páginas com as folhas.

4º ano
· ajudar na organização de um mostruário com vários tipos de solo, em vidrinhos, latinhas ou caixinhas e rotulá-los;
· trocar idéias sobre rótulos, com indica­ções de onde foi colhida a amostra;
· organizar uma exposição com esses de­senhos.

5º ano
· ajudar na organização de um mostruário com os tipos de plantas encontradas nos vários tipos de solo. Os alunos poderão desenhar as plantas. E atividade rica por­que exige observação, habilidade para co­piar do natural, fidelidade no emprego das cores das plantas.
Coleta seletiva na escola.
É  necessária a transformação de papéis velhos em novos, latas velhas em novas, plásticos rasgados em plásticos novos, isso é reciclagem, transformar coisas velhas em novas.
E para haver esta transformação do lixo, existem várias fábricas de reciclagem. O aproveitamento do Lixo torna as cidades limpas e maravilhosas.
Até sobras de alimentos são transformadas em adubo.
A reciclagem é uma coisa muito importante para todos nós e o Meio Ambiente.
Discutir com seus colegas sobre como poderão implantar a coleta seletiva na sua escola e em sua cidade.

COLETA SELETIVA DO LIXO NA ESCOLA
· Distribuir latas de lixo pela escola para coleta seletiva.
· Orientar os alunos a jogar lixo observando as cores dos latões de acordo com o material:
Azul: papel, cartolina, papelão, sacos de papel, caixas de papelão, rótulos, etc. Amarelo: latas de um modo geral, tampinhas de garrafa.
Verde: vidros, garrafas, litros (cacos ou inteiros), etc.
Vermelho: embalagens plásticas, sacos plásticos, tampas e canudinhos, potes de mar­garina, etc.
· Fazer um debate em sala sobre a importância da coleta seletiva do lixo.
O que fazer com as sobras?
· As sobras da merenda escolar, folhas velhas de hortaliças, restos de comidas, etc., deverão ser reaproveitadas na horta, após fermentação natural, que se consegue pelo sistema de compostagem. E de extrema importância o uso deste adubo na horta escolar.
· Fazer o reaproveitamento com papéis reciclados em aulas de Educação Artística.
Discussão:
a) Qual o órgão que cuida do lixo na nossa cidade? Pesquisar sobre ele.
b) De que maneira podemos contribuir na separação do lixo da escola?
c) Qual o trabalho que é desenvolvido sobre o lixo, na nossa cidade? Caso não tenha nenhum, elabore um projeto para implantá-lo.

Reciclagem do papel
· Falar aos alunos a respeito da possibilidade de se reciclar o papel.
· Discussão - Comentar com seus alunos que, caixas de papelão, jornais, etc. são obtidos pela reciclagem do papel; assim, eles terão a idéia de quanto a reciclagem contribui para poupar a derrubada de árvores em nosso país. Dessa maneira, podemos evitar a derrubada desnecessária de muitas árvores.
· Construir um mural educativo, mostrando a composição do lixo e sugestões para diminuir a quantidade de lixo na escola.

Boneco Ecológico

Uma atividade que integra Ciências & Arte de forma divertida!
Através do lúdico os alunos podem observar o crescimento das plantas. Os bonecos ainda auxiliam no estudo dos seres com vida e sem vida. Feitos de meia calça contém terra e sementes de alpiste dentro. Por fora, os bonecos podem ser enfeitados e caracterizados com olhos, nariz, boca e orelhas criando fisionomias diferentes.As crianças podem acompanhar o crescimento das sementes de alpiste brotando e formando o cabelo do boneco molhando-os diariamente. Assim, percebem a importância da água na vida das plantas, sem água não há vida!
http://www.projetospedagogicosdinamicos.com/boneco1.jpg
Material Necessário:
  • Meia calça usada;
  • Serragem;
  • Alpiste ou painço;
  • Material de sua preferência para olhos, boca e nariz. ( botões e lã,cola plástica colorida, );
  • Garrafas Pet para a base.
Como fazer:
  • http://www.projetospedagogicosdinamicos.com/boneco2.jpgCorte uma perna da meia calça;
  • Coloque o alpiste ou painço;
  • Complete com serragem;
  • Dê um nó e corte o restante da meia;
  • Faça a modelagem em forma de bola;
  • Monte o boneco;
  • Molhe a cabeça do boneco, em alguns dias o alpiste começa a nascer dando origem aos cabelos;
  • Use sua imaginação, criando diferentes tipos de bocas, olhos e detalhes;
  • Corte o fundo de uma garrafa pet para fazer a base do boneco - assim, ele ficará em pé e ainda evita de molhar ao redor já que a água ali se concentra.É bom deixar água limpa no fundo da base. Todos os dias lave a base e troque a água. Dica: Pode-se aproveitar e trabalhar produção textual, propondo aos alunos que dêem vida, nome, características próprias e tudo mais que imaginar para o boneco.


TEATRO

O Planeta em Apuros

Personagens:    
  • Dona Natureza
  • Árvore I
  • Árvore II
  • Rio
  • Água potável
  • Planeta Terra
http://www.projetospedagogicosdinamicos.com/planetaemapuros01.jpgInicio:  Dona Natureza entra em cena andando lentamente entre a platéia até chegar próximo ao palco,  ao som da musica: “Natureza espelho de Deus “ de Chitãozinho e Xororó.
Com olhar de tristeza demonstra-se desesperada ao ver tanta destruição. Olha e não acredita no que vê.
Quando ela está bem em frente ao palco, em um momento de grande tristeza, se ajoelha e ergue com carinho um pedaço de madeira que está no chão (OBS: Essa cena precisa emocionar o público).
A música para e, revoltada, Dona Natureza desabafa:
___ Meu Deus! Não acredito no que estou vendo! A minha floresta está toda destruída! Onde estão as árvores que aqui deixei?
Eram lindas, enfeitavam a floresta... Agora o que vejo?! Só destruição! As minhas árvores, as minhas belas árvores, estraçalhadas ao chão...
http://www.projetospedagogicosdinamicos.com/planetaemapuros02.jpgNesse instante, já em cima do palco, Dona Natureza ouve um choro e pergunta:
___ Quem está chorando? (D. Natureza vê duas árvores)
___ Ah! São vocês duas! O que foi? Por que estão chorando?
Árvore I fala:
___ Estamos muito tristes! Sentimos falta de nossa mãe e de toda nossa família.
D.Natureza:
___E onde estão?
Árvore I:
___Não sabemos, Dona Natureza, para onde levaram nossa família.
D. Natureza.
___Eles quem?
Árvore II:
___ Os lenhadores. Foram eles que vieram com máquinas e motosserras e derrubaram todos os membros da nossa família.
Árvore I:
___ Isso mesmo! Aqueles lenhadores mataram toda nossa família!
Nossos avós eram árvores centenárias, nossos pais viveram aqui décadas e mais décadas. E, assim que os homens descobriram que nós éramos valiosas, vieram e levaram todos embora.
Árvore II:
___ Ouvi  falarem que iam ganhar muito dinheiro com tantas árvores. Só que eles se esqueceram que somos muito importantes na natureza. Que nós  somos responsáveis pelo ar puro que eles respiram. Que somos nós as responsáveis pelo equilíbrio do planeta.
Dona Natureza:
___Vocês tem razão! O homem é um grande destruidor!
Cego pela ganância eles acabam destruindo tudo por onde passam.
Árvore I:
___ Verdade Dona Natureza. E a gente tem que fazer alguma coisa pra não deixar que o homem continue com tanta maldade e destruição.
D. Natureza:
___ Você tem razão, precisamos agir.
http://www.projetospedagogicosdinamicos.com/planetaemapuros03.jpgNesse instante o rio fala desesperado:
___ Socorro! Socorro Dona Natureza! Você está me ouvindo?
D. Natureza:
___Quem está falando?
Rio:
___ Sou eu! Esse riacho.
Dona Natureza se aproxima e fala:
___ O que está acontecendo? Porque está pedindo socorro?
Rio:
___Olhe para mim, Dona Natureza! Veja o que fizeram comigo!
Há algum tempo as pessoas que por aqui passavam bebiam de minha água, tomavam banho e até sobreviviam dos peixes que aqui moravam.
Eu era um rio bonito, cheio de vida!  E agora...
D. Natureza:
___ Me deixa adivinhar! Foi o homem que deixou você assim!
Rio:
___ Isso mesmo. O homem acabou comigo. Começaram a jogar lixo dentro de mim. Poluíram minhas águas. Os peixes que aqui moravam fugiram e os que não conseguiram fugir morreram pela água contaminada. Agora sou depósito de lixo e todos olham pra mim com nojo. Isso me deixa muito triste! Estou morrendo Dona Natureza, estou morrendo!
Árvore I:
http://www.projetospedagogicosdinamicos.com/planetaemapuros04.jpg___ Olha! Está chegando alguém!
Todos os personagens que estão no palco falam:
__ É a Dona Água.
Música "Planeta água" de Guilherme Arantes
D. Água entra em cena, entre a platéia, andando lentamente, delicadamente enquanto toca musica.
Quando já esta perto do palco a música para e ela fala:
___ Olá pessoal! Estava ouvindo a conversa de vocês e resolvi chegar.
Árvore II:
___Seja bem vinda Dona Água. Nós estamos aqui desabafando com a Natureza sobre a ação do homem.
Dona Água:
___ Pois é,  eu sou um líquido muito precioso do qual todos os seres vivos dependem para sobreviver. Porém, os seres humanos não me dão o devido valor. Vivem desperdiçando água em grande quantidade, logo eu que sou essencial para a sobrevivência deles. Definitivamente eu não entendo os homens. Julgam-se tão inteligentes, mas na maioria das vezes se comportam pior que animais, não usam o cérebro. E se continuarem agindo dessa forma chegará o tempo que a fonte de água potável irá se esgotar. E aí vamos ver como eles vão sobreviver sem mim. Porque sem euzinha não existe VIDA.
D. Natureza:
___ É.... Dona Água tem razão. Eu também não consigo entender o ser humano. Eles nos destroem a cada dia,  sabendo que dependem de nós.
Eu sou a Natureza e dou a eles tudo que precisam para sobreviver, mas eles nunca estão satisfeitos.
Árvore II:
___ Pessoal, olha quem esta chegando! É o Planeta Terra!
Com aparência de doente e tossindo muito o Planeta Terra fala:
___ Olá pessoal! Vim até vocês pra falar da minha preocupação com o futuro dos rios, das florestas, da água e da vida no planeta Terra.
Todos nós estamos sofrendo agressões por parte dos humanos. Eu estou me sentindo muito mal, a cada dia mais fraco. O desmatamento, as queimadas, a poluição tudo isso esta acabando comigo.
Nesse instante o planeta passa mal e desmaia.
Toca a musica “Planeta Azul” de Chitãozinho e Xororó, enquantotodos tentam reanimá-lo.
http://www.projetospedagogicosdinamicos.com/planetaemapuros05.jpg
 A música para quando o Planeta melhora.  Então, D. Água fala:
___ Calma Senhor Planeta! Muita calma nessa hora! Todos nós estamos em apuros. A Dona Natureza, coitada, está morrendo aos poucos. Estamos indignados com o que está acontecendo. A natureza está em perigo, o planeta está em perigo!
Todos falam:
___ Nós estamos em perigo!
Árvore II:
__ E agora? O que vamos fazer? O Planeta Terra está em apuros!
Planeta:
__ Estou sim! E o único culpado de tudo isso é o homem. É ele que polui os rios, contamina as águas, produz um montão de lixo e joga tudo na natureza. É ele quem desmata a floresta, que fazem queimadas e polui o próprio ar que respira. E se continuarem agindo dessa forma o cenário na Terra daqui a alguns anos será bem sombrio, mas antes eles sofrerão as conseqüências.
Rio:
__ O ar que eles respiram não será mais o mesmo.
http://www.projetospedagogicosdinamicos.com/planetaemapuros07.jpgÁrvore II:
__Vai faltar água potável. E tudo que depender dela para se desenvolver também será afetado.
Natureza:
__ Fenômenos como furações, tornados, maremotos e tempestade serão freqüentes e de grande intensidade.
Água:
__ Mas se os homens se unirem a favor do Planeta, eles podem reverter ou amenizar tudo isso. Só depende deles.
Planeta:
__ Verdade Dona Água. A mudança depende de cada um. E se o homem quiser, ele pode fazer de mim um novo Planeta. O primeiro passo é proteger a Amazônia e reflorestar as áreas devastadas.
Árvore I:
__ E também evitar as queimadas, que além de poluir o ar , acaba com a vida de plantas e animais.
Arvore II:
__ Deve cuidar dos rios para não contaminar a água.
Rio:
__ Diminuir a produção do lixo e aprender a reciclar.
Água:
__ E não desperdiçar água potável.
Natureza:
__ Isso mesmo! Se todos fizerem sua parte poderão salvar o Planeta.
Natureza, Árvore I e II.
__ Então não jogue lixo na natureza!
Rio, Água e Planeta.
__ Preserve o meio ambiente!
Todos:
__Preserve a vida!
Final: coreografia da música "Novo Planeta" da Xuxa .
http://www.projetospedagogicosdinamicos.com/planetaemapuros06.jpg

TEXTOS

Os Irracionais

Klaus Manfred Weissenberg
Nós, seres humanos, gostamos de designar nossa própria espécie de “Homo-sapiens”, isto é, homem racional.
Queremos desta maneira destacar a diferença entre nós e os demais seres vivos, os quais chamamos desdenhosamente de “irracionais”.
Realmente existe uma enorme diferença entre nós e os animais. Mas esta diferença não nos favorece nem nos lisonjeia em absoluto.
Os animais, sem exceção, vivem e agem segundo as leis naturais da Criação, em perfeita harmonia com o seu ambiente natural. O “Homo-sapiens”, no entanto, é o único ser vivo que age conscientemente contra estas leis naturais.
Ao contrário do ser humano, o animal desconhece a inveja, a cobiça, a ganância, a mentira, a desonestidade, a malícia, o ódio e o egoísmo.
Ao contrário do animal, o “Homo-sapiens”, rouba, maltrata, violenta, escravi-za, mata e faz guerra contra seu semelhante.
O “homem racional” é o único ser vivo que suja, contamina e destrói a sua própria morada, aliás, a única que possui. Ele polui a água que bebe, o ar que respira e o solo do qual recebe parte de seu alimento; e com isto coloca em perigo sua própria sobrevivência e a sobrevivência dos demais seres vivos deste nosso planeta Terra.
Comparando objetivamente a diferença de comportamento entre o ser huma-no e o animal, chega-se à conclusão de que o animal cumpre fielmente com a finalidade de sua existência, o que infelizmente não se pode dizer a respeito do ser humano.
Quem portanto merece mais o nome de irracional?

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